A Escola Risos e Rabiscos, baseia-se em sua própria filosofia e pauta-se na pedagogia de projetos, documentos norteadores e legislações vigentes: Resolução no 910/2021/CME/Jlle, na LDB 9394/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular. Inspira-se nas teorias: construtivista, sócio-interacionista; e nas abordagens: Reggio Emilia e Pickler.

Os professores com formação adequada são treinados para possibilitar que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada criança como indivíduo único, estimulando suas habilidades e competências para que, além de aprender, possam tornar-se pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes.
Diante disso, a escola está alinhada à Base Nacional Comum Curricular, documento norteador que apresenta como eixos estruturantes as Brincadeiras e as Interações, pautados nos seis direitos de aprendizagem que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Esses direitos garantem que as crianças possam desempenhar um papel ativo na resolução de problemas e desafios cotidianos, aprendendo a lidar com as mais diferentes situações e construindo significado para os elementos da sociedade e do mundo.
Além disso, a BNCC prevê que os direitos de aprendizagem sejam consolidados por meio dos seguintes campos de experiência:

• O eu, o outro e o nós;
• Corpo, gestos e movimentos;
• Traços, sons, cores e formas;
• Escuta, fala, pensamento e imaginação;
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


Esses campos formam uma estrutura curricular que engloba, de forma concreta, as experiências vivenciadas pelas crianças no seu cotidiano, incluindo os conhecimentos inerentes ao patrimônio cultural de cada região.